segunda-feira, 15 de junho de 2009

Quando eu precisei

Ao meu pastor Israel Belo de Azevedo

Quando eu precisei
do seu silêncio compreensivo
ou empático (de sentir junto)
ele estava presente.

Quando eu precisei
de uma chamada para ir à reunião de casais,
ele de longe sentiu
e telefonou na hora exata do desamparo.

Quando eu precisei
de oração na hora da dor
e da trágica meia-noite,
seja em alto mar,
na Capela com alunos intercedendo junto,
em sua casa,
na rua,
pela manhã, tarde ou noite
ele ligou
e orou pelo celular.

Quando eu precisei
de alguém que entendesse a dor
de perder um amigo pela traição,
ele respondeu por e-mail:
- Lamento muito!

Quando eu precisei
desesperadamente de consolo,
na morte do meu amado pai,
ele me abraçou.

Quando eu precisei
de elogios (ele não os fez),
mas me deu mais uma tarefa,
ou um desafio,
e então entendi que ele me aprovava
e confiava mais em mim do que eu mesma.

Quando eu precisei
de uma chamada à realidade,
ele de novo ficou em silêncio até eu entender.

Quando eu precisei
de uma palavra de ensino,
de admoestação
seus textos, seus escritos,
e sua palavra – a mesma para todos -
alcançou-me.

Quando eu precisei
desabafar – mesmo contra ele –
falando pelos cotovelos, chorando
e pelo telefone,
ele ouviu e entendeu.


Quando eu precisei
ficar escondida com medo da sua doença
ele entendeu e aguardou.
Quando finalmente telefonei, ele só disse:
- Tomou coragem?
E eu ri.

Quando ele precisou
da minha ajuda para uma comunicação
quando seu amado amigo morreu,
eu o ouvi chorar,
do outro lado da linha.
E eu?
Nem sei o que fiz ou disse,
senti muito, muito
e não esquecerei aquele dia.

Quando ele precisou
ir embora do lugar que muito ama,
eu fiquei em silêncio, não perguntei,
abracei, chorei e aplaudi
enquanto ele,
só,
caminhou pela última vez
no seu espaço litúrgico,
lugar onde seu coração sempre esteve,
e onde nem anjos, nem principados
o fará esquecer e amar.

Quando eu precisei
é mais que
Quando ele precisou.
Mas não é assim mesmo
a relação de ovelhas e pastor?

Além do Bom Pastor,
acho que meu pastor
precisa ser ovelha também.

Israel,
feliz Dia do pastor em 2009.

Abraços
Westh Ney Rodrigues Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .